NPD 077. PARA MUDAR A VISÃO DA CAMINHADA


A atual pandemia que afetou todo o planeta está provocando a emersão de trocentos mil e mais um bocado de comportamentos e iniciativas idiotizados, informações deletérias, cretinices ministeriais, falências empresariais e familiares, greves escrotas, incompetências gerenciais antes não desveladas, superadas ideologias solucionáticas, religiosidades e solidariedades visivelmente hipócritas, repetecos telenovelísticos, testemunhos de especialistas marqueteiros sobre o COVID-19, além de lives rabolátricas de categoria deploravelmente merdálica.
Ontem à noite, um amigo de longa data, consultor de Recursos Humanos, o Livino, putíssimo com a greve dos Correios, me perguntava que boas leituras por mim já lidas eu indicaria para ele e seus derredores aprimorarem suas caminhadas de cidadãos brasileiros quarentemados.
Conhecedor do seu núcleo familiar – mulher e cunhada graduados, além de três filhos universitários na área de Ciências Humanas – enviei para ele algumas leituras que me proporcionaram novas enxergâncias do aqui e agora, do além e dos amanhãs gerais. Textos que provocaram evoluções nos meus entendimentos, proporcionando-se um amplo desabestalhamento nas áreas tratadas por um cada um deles. Ei-los:
1. HOLOCAUSTO NUNCA MAIS, Augusto Cury, São Paulo, Planeta, 2015, 569 p.
Um romance histórico-psiquiátrico sobre os bastidores da Segunda Guerra Mundial que muito ampliará nossa visão contrária às ideologias sectárias extremistas que desrespeitam a dignidade da pessoa humana. Uma análise que evidencia didaticamente as causas primeiras e as consequências dos fatos provocados pela maior atrocidade já vivida pela humanidade, comandados por uma equipe de alucinados chefiada por uma liderança psicótica assassina chamada Adolf Hitler.
A obra de Cury, brasileiro, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, composta de mais de40 livros, está publicada em 70 países. Ele é o autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que estuda as habilidades socioemocionais e a formação do EU.
2. HISTÓRIA REAIS DE REENCARNAÇÕES, Clara de Almeida, SP, Ground, 2010, 272 p.
A autora é portuguesa, economista, professora universitária, Mestre em Comportamento Organizacional. No livro estão reunidas as histórias vividas pela autora e pelos que foram conduzidos até ela. Uma obra de referência e uma leitura indispensável para todos aqueles que buscam expandir a consciência e melhor conhecer sua própria alma.
3. ORIGENS: CATORZE BILHÕES DE ANOS DE EVOLUÇÃO CÓSMICA, Neil deGrasse Tyson & Donald Goldsmith, São Paulo, Planeta do Brasil, 2015, 384 p.
Os autores, o primeiro astrofísico mundialmente reconhecido e o segundo astrônomo com PhD pela Universidade da Califórnia.
O texto é “um passeio honesto, eletrizante e divertido pela história cósmica que traz não apenas as informações mais atuais, mas também os quebra-cabeças e as maravilhas da nossa busca científica pelos significados do universo”, segundo Marcelo Gleiser, nosso mais talentoso cientista brasileira da área.
O livro é composto de 5 partes: I – A origem da universo; II – A origem das galáxias e a estrutura cósmica; III – A origem das estrela; IV – A origem dos planetas; V – A origem da vida. E ainda um glossário dos termos selecionados.
Os livros acima servem para excelentes leituras rabiscativas enxergantes.