NPD 043. ANÁLISES MATRICIAIS DO TODO


Dentre as últimas leituras feitas de Ciências Humanas, duas delas são da autoria de um das inteligências mais evolucionárias do presente século, bastante respeitado por ter criado uma consistente filosofia mundial, fundador do Integral Institute, uma instituição constituída de pensadores dedicados a teoria e à prática integracional das áreas da psicologia, negócios, política, medicina, educação, direito, artes, ecologia e espiritualidade.
Seu nome? Ken Wilber (Kenneth Earl Wilbert Jr.), um norte-americano de Oklahoma, USA, nascido em 31 de janeiro de janeiro de 1949, criador da Psicologia Integral, também do Movimento Integral, cuja obra concentra-se na integração de todas as áreas do conhecimento (ciência, arte, filosofia e espiritualidade), embasada nas grandes tradições ocidentais e orientais, o conjunto embasado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung.
No dia 4 de janeiro de 1997, o jornal alemão Die Welt classificou Wilber como “o maior pensador no campo da evolução da consciência”, tendo a Publishers Weekly o aclamando como “o Hegel da espiritualidade oriental”.
Principiei a admirar Wilber, a partir da leitura de dois livros recomendados por amigo psicólogo sediado em Brasília:
1. UMA TEORIA DE TUDO
Ken Wilber
São Paulo, Editora Cultrix, 2009, 183 p.
O livro traz uma visão concisa e abrangente do pensamento revolucionário do autor e da sua aplicação no mundo atual. Tudo explicitado numa linguagem não-técnica através de atuais modelos que integram os domínios do corpo, da mente, da alma e do espírito. Teorias que podem ser aplicadas nos problemas do mundo real da economia, da politica, da medicina e da educação, também podendo ser aplicadas no dia-a-dia na obtenção de uma visão integral do cotidiano.
O livro apresenta o seguinte sumário: 1. A espiral extraordinária; 2. Boomeritis; 3. Uma visão integral; 4. Ciência e religião; 5. O mundo real; 6. Os mapas do Kosmos; 7. One taste; Notas.
2. A VISÃO INTEGRAL: UMA INTRODUÇÃO À REVOLUCIONÁRIA ABORDAGEM INTEGRAL DA VIDA, DE DEUS, DO UNIVERFSO E DE TUDO MAIS.
Ken Wilber
São Paulo, Cultrix, 2008, 227 p.
No livro, Wilber nos oferece um mapa integrado de todos os sistemas e modelos conhecidos do desenvolvimento humano, incluindo desde os sábios da Antiguidade até as últimas descobertas da ciência cognitiva, decompondo-os em cinco elementos simples: quadrantes, Ken níveis, linhas, estados e tipos.
Wilber é creditado como portador de uma “filosofia perene” – criação de Aldous Huxley – para um público muito mais amplo. Figuras culturais tão variadas quanto Bill Clinton, Al Gore, Deepak Chopra, Richard Rohr e o músico Billy Corgan mencionaram sua influência.
Uma leitura sistematicamente assimilada do livro poderá ajudar muitos a ampliar a sua iluminação espiritual, favorecendo o sucesso profissional e aprimorando os relacionamentos pessoais, proporcionando ao Eu um nível evolucionário compatível com os desafios de um mundo pós-pandêmico.