NPD 039. ENSINAMENTOS DE UM CAMINHANTE TALENTOSO


Tenho absoluta convicção que os quatro cantos do mundo serão outros depois do término de uma pandemia que exigirá novas reconfigurações sociais, econômicas, culturais, religiosas e militares, ampliando um comunitarismo nunca autoritário, intensamente solidário, onde uma educação cidadã ampliará o mercado de trabalho, possibilitando uma distribuição de renda mais digna, consolidando a eliminação de egolatrias e individualismos hedonistas que tanto mal produziram desde a Revolução Industrial.
Para tanto, entretanto, torna-se indispensável a consolidação de uma consciência planetária que favoreça a multiplicação das enxergâncias de todos os povos e nações, permitindo ultrapassar os obstáculos que ainda estão incrustados em mentes e corações que estorvam milhões de efetivarem os talentos dados pela Providência através dos tempos.
Nos movimentos espíritas brasileiros torna-se imediato uma ressurreição de ideários cristãos, resultando numa militância efetivamente evangelizadora a partir da iluminação causal dos nossos principais deveres para conosco e os demais irmãos cósmicos.
Permitam-me recomendar um livro que está me proporcionando novos realinhamentos militantes em direção à Luz, a partir da ampliação de uma maior solidariedade para com todos, gregos e troianos, de todas as denominações, religiosas e agnósticas. Ei-lo:
DESPERTAR: NOSSOS DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA
Haroldo Dutra Dias
São Paulo, Intelítera Editora, 2020, 315 p.
O autor é mineiro, juiz de direito, humanista, escritor e palestrante internacional, especialista em filosofia, espiritualidade e literatura grega, tradutor da obra Novo Testamento, editada pela FEB – Federação Espírita Brasileira, traduzida diretamente do Texto Crítico Grego.
Numa leitura que deve merecer amplas rabiscações, Haroldo Dutra abordará os seguintes temas: Causas das Aflições; Justiça Divina; O segredo da reforma íntima; Nossa relação com Deus; Descobrimento do Eu; Fraquezas da alma; Educar sentimentos; É tempo de renovar; Pensamento e vida; Bem-aventurados os mansos e pacíficos; O homem de bem; Pátria do Evangelho e a transição planetária; Qual o sentido da sua vida?; A felicidade é deste mundo?;Quem são os trabalhadores da última hora?
Que os frutos emerjam de montão após a leitura reflexiva do livro. Reflexões sempre balizadas por uma mantra do gaúcho espírita Jorge Menezes, diretor do Centro de Inteligência Quântica de Porto Alegre, RS:
A HUMILDADE É A ESCADA QUE LEVA AO PAI.
Uma leitura enriquecedora para todos!!