NPD 028. EXPLICAÇÃO OUVIDA DE ESPECIALISTA


Por vídeo conferência, ante-ontem à noite, ouvi um consagrado especialista em estruturas dialogais de Brasília, explicar a razão pela qual o Presidente Capitão não consegue se expressar com serenidade analítico-comportamental nas mais ocasiões públicas, oficiais ou particulares. Eis uma explicação convincente:
“O destemperamento gestual e oral do Presidente deve-se pela sua insuficiência cultural de argumentação. Ele bem que precisava ler A ARTE DE PENSAR, de Ernest Dimnet (1866-1954), um sacerdote católico francês, escrevendo o livro acima, um dos mais populares da sua época docente.”
Procurei conhecer a estrutura do livro citado e ofereço abaixo uma extrato da publicação:
A ARTE DE PENSAR
Ernest Dimmer
Campinas SP, Kirion, 2020, 198 p.
O autor, nascido em 1866 e desencarnado em 1954, foi escritor e sacerdote católico, cujo livro amplamente beneficiaou os deficientes argumentativos de todos os níveis. Destinado a mentes comuns que desconhecem os modos mínimos de ultrapassar os impecilhos orais e gestuais que maculam convencimentos e achacam apoiadores de todas as classes sociais.
SUMÁRIO:
Parte 1 – O Pensamento
Parte 2 – Obstáculos ao pensamento
Parte 3 – Estímulos para o pensamento
Parte 4 – Pensamento criativo
No Prefácio: “O leitor logo descobrirá que este livro, quaisquer que sejam suas deficiências, foi escrito para ele. Seu esforço para ser claro e breve, sem exibição bibliográfica desanimadora e geralmente inútil, provém do desejo de ajudar em vez de deslumbrar… Basta que o leitor tenha consciência da simpatia que o autor sente por ele e do esforço contínuo que fez para ajudá-lo a pensar melhor e ter uma vida nobre.”
Uma leitura de muito utilidades para gregos e troianos.