NPD 026. PARA NETAS MUITO AMADAS


Nesta atual turbulência planetária, onde uma pandemia faz aflorar incompetências estratégicas políticas, empresariais, militares, religiosas nos quatro quadrantes do globo, muito eu gostaria de ver minhas netas mais novas se debruçando sobre as páginas de um livro para elas destinado por uma psicanalista francesa de reconhecida competência, a mais aplaudida pesquisadora da história da psicanálise. Um livro de pouco mais de 100 páginas que muito favorecerá uma maior enxergância mental de todas elas, ensejando decisões capazes de rápida ultrapassagens diante dos obstáculos dos amanhãs que se avizinham.
O livro:
O INCONSCIENTE EXPLICADO AO MEU NETO
Elisabeth Roudinesco
Santos SP, Unesp, 2019, 118 p.
Com um sumário sedutor por derradeiro: 1. Compreender sem pressa aquilo que não enxergamos; 2. Onde se esconde o inconsciente?; 3. O inconsciente de outrora e o de hoje; 4. Viagem ao centro do sonho; 5. Um médico em Viena; 6. Existe uma vida no inconsciente?; 7. Os animais têm inconsciente?; 8. O lado sombrio do inconsciente.
Para minha neta primeira, a Mariana, um talento jurídico já em plena consolidação, recomendaria a leitura de um texto mais denso, favorecendo suas análises, pareceres e argumentações processuais. Ei-lo:
O CÉREBRO INTUITIVO: OS PROCESSOS INCONSCIENTES QUE NOS LEVAM A FAZER O QUE NÓS FAZEMOS
John Bargh
Rio de Janeiro, Objetiva, 2020, 388 p.
O autor é um psicólogo social premiado e considerado um dos maiores especialistas mundiais em mente inconsciente. Docente da Universidade de Yale, também diretor do Laboratório Automacidade em Cognição, Motivação e Avaliação.
O livro é composto de três partes: I – O passado oculto; II – O presente oculto; III – O futuro oculto.
Uma leitura muito oportuna para quem deseja apreender uma nova compreensão dos processo mentais ocultos que governam os mais diferenciados aspectos da nossa caminhada terrestre.